Image Map

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Pivot - Metagame




Saudações meus caros treinadores!

O tema de hoje é: “Pokémon Pivot”.

-->    Pivot? O que seria um Pokémon pivot?

Bom, acho que todos os jogadores que já tiveram contato com o metagame Pokémon já ouviram termos como, sweeper, wall, tank, spinner, etc. Estes termos são usados para denominar um Pokémon de acordo com sua função.
Sou contra a afirmação “tal Pokémon é melhor que o outro,” todos possuem características únicas e dependem muito do resto da equipe e do treinador que está no comando.
Pivot, ou pivô no bom e velho português é mais uma destes termos característicos.
Assim como em esportes onde a prática é realizada em equipe, como basquetebol e futsal, o pivô é um elemento chave para a articulação das jogadas e não necessariamente o principal atacante ou defensor.

-->    Legal! Mas como faço isso em uma batalha Pokémon?

É importante para obter êxito em uma batalha Pokémon sempre pressionar o adversário, obrigando-o a trocar constantemente seu Pokémon, assim sendo prejudicado por possíveis entry hazards e pelos movimentos do seu Pokémon.
Mas como nem tudo são maravilhas, essa situação pode estar invertida e você estar sendo pressionado, como sair desta situação? Como por em campo seu sweepper amedrontador que virará a partida a seu favor sem que ele sofra dano algum na troca?
É aí que entra o pivô e seus movimentos característicos, U-turn, Volt switch, Baton pass.
Além dos movimentos, os pivôs possuem outras características, a baixa velocidade e altos valores defensivos o que os possibilitam absorver o dano causado pelo ataque inimigo antes de trocar e proteger o Pokémon que o substituirá.
“Ser lento nem sempre é uma desvantagem, para os pivôs ser lento é uma virtude de poder escolher o que fazer após a investida adversária”.

-->    Alguns exemplos de Pokémon que podem ser usados como pivô.
Lanturn – volt switch
Magnezone – volt switch
Forretress – volt switch
Scizor – u-turn
Mandibuzz – u-turn
Gliscor – u-turn
Umbreon – baton pass
Musharna – baton pass
Vaporeon – baton pass

-->    Exemplo prático.

Para exemplificar usarei um dos meus Pokémon favorito, ele se encontra na tier NU, uma das mais baixas do metagame, mas como pivô muitas vezes o utilizo contra os mais usados.
Lanturn consegue realizar muito bem seu papel contra equipes que contam com magnezone, mega manectric, rotom-W além de outros usuários de movimentos especiais.
Em uma situação em que você precise colocar seu Gengar ou Greninja para tocar o terror no seu oponente e colocá-lo em xeque, porém as defesas destes citados são horríveis e levarão muito dano numa troca tendo um Togekiss como inimigo, ou até mesmo virar presa fácil após ser paralisado com uma thunder wave, o que fazer? Deixar seu Pokémon ser derrotado para que Gengar entre sem tomar dano? Não! Nessa hora é que o pivô entra em ação!

Na troca Lanturn sofrerá dano, mas sua alta defesa é justamente para isso, no próximo turno você já estará em vantagem, pois usará volt switch após a escolha do adversário podendo colocar qualquer Pokémon em ação sem sofrer dano. Vai ser a hora dele sofrer!


-->    Como bloquear que o jogo de pivô possa ser executado?
Volt Switch: Pokémon tipo ground ou com habilidades como volt absorb e lightninrod.
Baton Pass: Um simples Taunt.
U-turn: Para U-turn não existe métodos 100% eficaz, mas para conforto o único que o utiliza com STAB é Scizor e causa um dano significante.

-->    Outros movimentos como Healing Wish e Memento também podem proporcional uma troca segura, mas isso custará a vida do Pokémon usuário, então se deve usar com maior cautela.

Valeu Galera!

Espero ter ajudado em algo, e lembrando que são apenas ideias e sugestões!